As cinco forças da Natureza ou os Elementos

 

 

 

Do livro “das heilende Tao”, de Achim Eckert, Bauer Verlag

 

 

Na doutrina Taoísta dos cinco elementos se descrevem exaustivamente os relacionamentos das forças da Natureza, do corpo e do espírito. Em todos os fenômenos da natureza inclusive do ser humano, se pode observar a ação das mesmas forças e leis.

 

Na cultura ocidenal se formulam as leis naturais do mundo físico. Elas se limitam ao que se pode medir com métodos físicos e não podem ser aplicadas ao mundo dos sentimentos e pensamentos. Isso levou à unilateralidade da nossa cultura. O quanto nosso conhecimento é rico, exato e amplo a respeito do mundo material, tanto também é mínimo e confuso no que diz respeito às leis do mundo espiritual e dos assuntos psíquicos.

Uma expressão desta superioridade unilateral é o fato que nós nem nos conscientizamos em que limites estreitos nós pensamos.

 

...Os homens começaram a fazer observações, que foram transmitidas de geração em geração: o ciclo da vida, o curso das estrelas, as mudanças de tempo e as direções do céu. Viam-se os fenômenos naturais em estrita conexão com o homem, com seus sentimentos e modos de pensar, com seus sonhos e suas doenças.

 

Na concepção chinesa, os cinco elementos se apresentam em todas as manifestações do cosmo: nas direções do céu, nas estações do ano, no clima, nas estrelas, nas plantas e animais, nas camadas das pedras, no homem. Cada sentido, órgão e tecido é atribuído a um elemento, assim como são os sentimentos e qualidades mentais e espirituais. Os elementos são forças em mútuo equilíbrio, eles se produzem se comutam e limitam mutuamente. Quando o relacionamento das forças dos elementos está em desequilíbrio, isto se apresenta no homem como mal-estar e doença, num povo como fraqueza, injustiça e guerra.

 

 Estando os elementos entre si em equilíbrio, encontramos no homem, num povo ou região saúde, harmonia, beleza e paz.

 

 

Espaço Flor de Ouro Tai Chi e Práticas Orientais da Longevidade- Florianópolis/SC - Fones: (48) 30280457/ 99912 1705

  • google-plus-square
  • Twitter Square
  • facebook-square